quarta-feira, 20 de maio de 2009

Ponte ligando Santos a Guarujá mais uma vez os interesses econômicos na frente da população.

O projeto é péssimo, atende ao Lobby das transportadoras e Terminais marítimos, não desenvolve o turismo e seu custo é muito maior, a balsa continuara a ser usada pela grande maioria da população que não dará volta olímpica para acessar esta ponte. Lamentável a posição dos prefeitos que mais uma vez ignora ou anseio da população.O túnel em termos ambientais é muito melhor e custo é menor.O risco de uma colisão entre uma balsa e um navio ficará a cada ano que passa um risco maior, se acontecer uma colisão deste tipo além de vidas humanas, terá um grande desastre ambiental pelo vazamento de combustível, se aferir um grande prejuízo econômico, pois fecharia a entrada da Barra.O Mundo combate o aquecimento global esta ponte sem dúvida pelo deslocamento muito maior dos veículos terá uma queima maior de combustível fóssil, um dos vilões do aquecimento. Parece que Santos e Guarujá andam na contramão do Mundo.Esta ligação poderá por em risco uma possível invasão de terminais de contêineres e posseiros na área continentais um dos poucos redutos de Mata Atlântica e manguezais na nossa Região, em suma lamentável esta ponte que atenderá somente interesses financeiros em detrimentos mais uma vez a população.AutorRichardAmbientalista Ex-Presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB Guarujá (2.004-06) Coordenador das Comissões do Meio Ambiente da Baixada Santista da OAB (2005-09); Membro da Comissão dos Direito de Deficiências OAB São Paulo (2.005-07); Membro Consultor da Comissão do Meio Ambiente da OAB Secção de São Paulo(2.005-06); Membro Efetivo da Comissão do Meio Ambiente da Secção de São Paulo em 2.007 a 09; Consultor Ambiental e Jurídico da Associação Brasileira de Parceria Público Privada - PPP e Diretor da OSCIP Hama Mu Socio-Ambiental e Cultural - Site: www.hamamu.com.br, Membro do Conselho Cultural do Instituto Litoral Verde (2.006 e 07); Representante da CMA - OAB/SP junto ao IBAMA; Membro da Câmara de Conciliação, Mediação & Arbitragem de Santos; Sócio da SOAFAN; Diretor da AAISA.Postado por O EDITOR às 13:01Marcadores: ponte guaruja, sos guaruja
www.sosguaruja.com: Ponte ligando Santos a Guarujá mais uma vez os interesses econômicos na frente da população.


Só estranhamos um projeto que vai afetar dramaticamente uma região, ter sido elaborado em tão pouco tempo.
E mais: dizer que vai ser cartão postal é de uma inocência atroz. (ZEZINHO)
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2 comentários:

Neuci disse...

Estou indignada com a construção de uma ponte, sem que a população de Santos seja ouvida.Essa ponte servirá a quem , me pergunto.Ali na Avenida Mário Covas, vai tumultuar a Ponta da Praia, e atrapalhar o porto, do lado do Guarujá vai criar um grande minhocão como aconteceu em São Paulo e matar a região.Alem disso quem dirigindo uma bicicleta vai subir, 70, 80 metros, ou fazer isso a pé.
Como os caminhões nao vão passar nessa ponte, já se cogita construir mais uma ponte só para eles.Quanto dinheiro público desperdiçado.Ainda por cima alegam ser inviável construir um tunel ali.Imagine se não temos tecnologia para isso.A petrobras descobriu petróleo no pre-sal e já fizemos tuneis sob o Rio Pinheiros, em metrôs,etc, e com certeza seria muito mais barato, sem estragar quilometros da região que serão necessarios a esse minhocão, e que virarão uma imensa área vazia e marginalizada.Por favor façam alguma coisa, essa ponte irá trazer atraso para uma região que esta em crescimento. Por que não fazer uma unica ponte no Sabó e resolver os dois problemas, de carros e caminhões, ou o tunel para carros, pedestres e bicicletas.

jose disse...

Srs. e Sras.

Criticar a construção da ponte é válido.
Mas problemas maiores e que exigem açao imediata (e possível) exigem nossa atençao e crítica:

O abandono em que se encontra a nossa cidade do Guarujá (pode ser chamada de Pérola Fajuta do Atlântico) é de causar VERGONHA a qualquer cidadão, seja ele político ou não:
- Calçadão da Enseada refeito pela metade (que, em menos de um ano, já está se desmanchando). A outra metade completamente arrebentada ou inexistente.
_ Descontrole das águas pluviais que transformam as vias em verdadeiros rios. E, o maior absurdo é que o mar está lado. Eliminar o problema é criar novo sistema de drenagem, com bocas de lobo de tamanho compatível com o crescimento da cidade (no caso, as bocas de lobo deveriam ter 6m de comprimento, contra os ridículos 80 cm de hoje), ou construir valetas abertas dirigidas à praia, o que me parece bastante viável, barato e rápido.
- A falta de asfalto no jardim virgínia e adjacências;
- A completa falta de segurança, com a marginalidade mandando em vários setores;
- Os hospitais sem condições e sem higiene;

Enfim, a falta de vergonha na cara
de políticos e governantes que miram suas atitudes sempre em benefício próprio e não da comunidade.

Não acredito na construção da ponte. É mensagem política de cada 4 anos. Revejam a história. Todo ano de eleições é a mesma ladainha.
Porém, se vier, acredito que trará problemas, mas será também uma boa solução para outros.

Jah